ArtigosGeralNavegação

Terminais de Contêineres conectam o Brasil ao mundo

O que são os Terminais de Contêineres e qual a sua função?

Terminais de contêineres são grandes infraestruturas portuárias destinadas à carga e descarga de navios e também à armazenagem e gestão de serviços relacionados com mercadorias transportadas nessa modalidade.

Ou seja, esses terminais são responsáveis ​​por receber, movimentar e transportar contêineres e unidades de carga padronizadas, que contêm mercadorias diversas. Por isso chamamos os navios que operam nestes terminais de porta-contêineres ou conteineros.

Esses navios seguem rotas pré-definidas, ligando diferentes terminais ao redor do mundo, transportando uma infinidade de produtos acondicionados em contêineres.

Um terminal de contêineres desempenha, portanto, um papel crucial na facilitação do comércio internacional, lá que atua como um elo crítico na cadeia de abastecimento global e garante a movimentação eficiente de mercadorias.

Como os terminais de contêineres trabalham?

Um terminal de contêineres provê um centro vital para a movimentação global de mercadorias.

É uma operação altamente especializada e envolve diversas etapas importantes:

Operações de carga e descarga de navios

Os navios conteineros atracam no terminal para carregar e descarregar contêineres conforme a programação de transporte. Neste processo, utilizam-se guindastes especiais chamados portêiners, que retiram ou embarcam os contêineres nos navios, conforme o planejamento de carga e descarga para aquela embarcação.

Espaço de armazenamento

Após a descarga, o operador de carga do terminal movimenta os contêineres para áreas de armazenamento dentro do terminal, obedecendo uma organização que leva em conta a Logística de guarda e entrega da carga. Estas áreas são sempre muito amplas e organizadas de forma eficiente para permitir a estocagem temporária das mercadorias.

Serviços adicionais

Os terminais de contêineres também prestam serviços de apoio, como inspeção de cargas, manutenção de contêineres, reparos e até documentação alfandegária e logística.

Navegação entre terminais de contêineres

Os navios porta-contêineres seguem rotas pré-estabelecidas por seus proprietários, ligando diferentes terminais ao redor do mundo. Essas rotas podem ser diretas, quando o navio leva sua carga diretamente da sua origem até o destino final, ou indiretas, quando existe a necessidade de transferir o contêiner de um navio para outro em um determinado terminal, para que possa chegar ao destino desejado.

Transferência entre navios

Nas rotas indiretas, executa-se a transferência de contêineres entre navios em um porto marítimo específico, que chamamos de ponto de transbordo. Esta situação é necessária quando os navios que operam em rotas diferentes têm tamanhos ou capacidades diferentes, em que navios menores podem alcançar portos em que os grandes conteineros não são conseguem entrar.

Para saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *