ArtigosTecnologia

Drones marítimos, para que são utilizados?

Os drones marítimos operam em ambientes confinados, difíceis de navegar e perigosos para inspeções ou missões feitas pela tripulação. Sem mencionar o tempo gasto para inspecionar e monitorar quando se envia pessoas para situações desconhecidas.
Vamos dar uma olhada em como os drones marítimos estão sendo usados:

INSPECÇÕES DE PORÕES DE CARGA

Os compartimentos de carga de um navio não são exatamente um local desejável para um ser humano estar.
Muitas vezes, os navios são reprovados nas inspeções dos porões de carga devido a resíduos, tinta descascada e ferrugem encontrados em áreas de difícil acesso do porão. Essas inspeções são realizadas para garantir que o porão de carga esteja limpo e preparado corretamente antes de serem carregados novos artigos no espaço.

Alguns países têm regulamentos rigorosos para a manutenção dos tanques dos porões de carga e mesmo a presença de um grão de contaminante pode resultar numa não-conformidade na inspeção.

Exemplos de contaminantes que geram não-conformidades nas inspeções:

  • Pintura descascando
  • Ferrugem e superfícies corroídas
  • Cereais
  • Alimentos para animais
  • Grãos
  • Penas
  • Solo
  • Areia

O acesso aos cantos e recantos onde se encontram estes contaminantes é difícil devido à sua localização. Há também que considerar o tempo e os recursos necessários para enviar uma equipe para o porão para inspecionar uma área muito grande e cheia de detalhes.

Ao utilizar um drone marítimo, o porão é inspeccionado de forma rápida e eficiente para identificar potenciais problemas e resolvê-los. Isto melhora a segurança da tripulação e reduz o tempo de inatividade do navio.

INSPEÇÕES DA PRAÇA DE MÁQUINAS

No caso de um incêndio numa praça de máquinas, o serviço de inspeção se torna uma operação muito perigosa para os inspetores. Os sistemas elétricos danificados, os sistemas de combustível, os componentes estruturais comprometidos e o metal ainda quente, representam um perigo extremo.
Um drone marítimo de interior, como o Elios 3, pode ser utilizado para inspecionar a área e garantir que o incêndio foi devidamente extinto. Além disso, o drone é capaz de funcionar a temperaturas extremamente elevadas.
A capacidade de avaliar o interior de um navio antes de enviar os bombeiros permite que os socorristas compreendam se é seguro entrar e que áreas do navio devem ser visadas para suprimir e eliminar quaisquer ameaças restantes.

INSPEÇÃO DE TANQUES DE LASTRO E DE COMBUSTÍVEL

Em termos de locais perigosos, a inspeção de tanques de lastro e de combustível são as que merecem maior atenção e que tomam mais tempo. Dependendo do navio, as inspeções podem ultrapassar várias centenas de horas.
Quanto mais tempo um navio estiver parado para inspeção e eventuais reparos subsequentes, mais recursos serão necessários. Optar por utilizar um drone marítimo de interior pode reduzir os tempos de inspeção em 90%.
Os drones também podem cobrira área de forma muito mais eficiente e precisa do que as inspeções feitas pela tripulação. Além disso, devido à eficiência, as inspeções de tanques de lastro e de tanques de combustível podem ser realizadas com maior frequência, melhorando a longevidade destes componentes críticos.
Assista o vídeo abaixo para ver o Elios 2 a inspecionar um tanque de lastro

INSPECÇÃO DE GUINDASTES DE PORTO E DE NAVIO

Inspecionar o interior de grandes gruas marítimas é um trabalho dispendioso, moroso e fisicamente exigente. No entanto, os drones marítimos tornam as inspeções destas grandes estruturas metálicas mais eficientes, mais seguras e mais orientadas para os dados.
As equipes de manutenção podem identificar defeitos estruturais e de componentes e criar um plano de reparo ou substituição através de uma inspeção visual em combinação com software de IA. Devido ao seu longo alcance, os drones também eliminam a necessidade de os humanos escalarem estas estruturas.
Tal como outras formas de inspeção, a integração de um programa de drones marítimos permite inspecções mais frequentes para reforçar a manutenção preventiva e o planeamento futuro.
SEGURANÇA E VIGILÂNCIA
Embora os drones sejam uma excelente ferramenta para inspecções interiores de navios, também monitorizam fronteiras, práticas de pesca ilegais, tráfico de droga e de seres humanos e poluição da água. As agências militares e de fronteiras de todo o mundo também estão a utilizar drones para fins militares e de segurança nacional.
Com inúmeras capacidades de deteção e equipamento de carga útil intermutável, os drones são configuráveis para várias aplicações marítimas. Por exemplo, os sensores de infravermelhos podem localizar indivíduos que atravessam as fronteiras à noite ou que cometem outras actividades ilegais.
Os drones cobrem rapidamente uma grande área para monitorizar as fronteiras sem colocar os agentes de patrulha fronteiriça em situações perigosas. Ao mesmo tempo que aumentam o alcance da patrulha, os drones também ajudam a proteger diversos terrenos fronteiriços que se estendem por milhares de quilómetros, que consistem em grandes massas de água e terrenos montanhosos.


BUSCA E SALVAMENTO MARÍTIMO COM DRONES

Os socorristas têm vindo a utilizar drones em terra há anos, desde o combate a incêndios até a localização de pessoas desaparecidas em situações perigosas. Os drones são utilizados de forma muito mais rápida e económica do que os veículos de busca tradicionais, como os helicópteros.
Até há pouco tempo, não eram utilizados com tanta frequência em missões de busca e salvamento marítimo devido às condições climatéricas difíceis e às limitações da tecnologia. No entanto, com o seu comprovado historico de salvar vidas, a tecnologia dos drones marítimos de busca e salvamento está melhorando rapidamente.

De fato, os profissionais salva-vidas têm testado drones que lançam dispositivos de flutuação que se inflam com o impacto. Na Austrália, dois adolescentes conseguiram nadar até a costa depois de um drone Ripper Lifesaver ter lançado um dispositivo de flutuação para salvar vidas.
Um aspeto interessante desta história é o fato de os socorristas não terem tido a necessidade de ir para o mar, o que aumenta a segurança e reduz os recursos normalmente necessários para uma emergência.

ENTREGAS DE NAVIOS POR DRONES

Operar navios é caro, e parar nos portos para peças, documentos importantes ou outros recursos essenciais custa tempo e dinheiro. Há também serviços de entrega por barco que vão até o navio, mas ainda assim custam milhares de dólares.
Com os drones já em uso para entregas em terra, só faz sentido que os drones sejam uma opção menos dispendiosa e prática para as entregas marítimas no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *