ArtigosSegurança

Segurança marítima, novas tecnologias e combustíveis alternativos

O tema central da IMO para 2024 é a segurança marítima numa era de novas tecnologias e combustíveis alternativos

Prepare-se para navegar em direção a um futuro mais seguro! A Organização Marítima Internacional anunciou que “Navegando no futuro: segurança em primeiro lugar!” será o tema do Dia Marítimo mundial de 2024. Esse evento ocorrerá em 26 de setembro de 2024 e celebrará os esforços da organização para melhorar a segurança marítima e a proteção, ao mesmo tempo em que protege o ambiente marinho.

O tema reflete o compromisso da IMO em acompanhar os avanços e inovações tecnológicas e ao mesmo tempo, garantir que os processos de desenvolvimento regulatório priorizem a segurança. O objetivo é manter e aprimorar a segurança e a eficiência do transporte marítimo, garantindo que o fluxo do comércio internacional permaneça tranquilo e eficiente.

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, está entusiasmado com o tema, dizendo que ele permitirá que a organização se concentre em toda a gama de implicações regulatórias de segurança decorrentes de tecnologias novas e adaptadas e da introdução de combustíveis alternativos. Isso inclui medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos navios, o que é um componente essencial da ambiciosa e acelerada política de redução de gases de efeito estufa da IMO.

O setor de transporte marítimo está passando por uma grande revolução, graças à digitalização e à automação, que estão introduzindo novas tecnologias que aumentam a segurança, a proteção e a eficiência. Isso está melhorando a eficácia e a competitividade gerais do setor, possibilitando projetar, construir e operar navios mais eficientes, manusear mais carga, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.

A navegação marítima é responsável pelo transporte de cerca de 90% do comércio global e é o modo de transporte menos prejudicial ao meio ambiente. O aprimoramento da segurança dos navios e a redução das emissões de gases de efeito estufa andam de mãos dadas, e ambos são essenciais para a obtenção de um setor marítimo sustentável e eficiente.

O tema “Navegando no futuro: segurança em primeiro lugar!” está intimamente ligado à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e a vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso inclui garantir o acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna, promover o crescimento econômico consistente, inclusivo e sustentável, construir infraestrutura resiliente, tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos e conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos.

Portanto, iremos navegar em direção a um futuro mais seguro e sustentável, tendo “Navegando no futuro: segurança em primeiro lugar!” como nosso tema orientador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *