Norcoast – Nova empresa de cabotagem traz oportunidades de emprego
A brasileira Norsul e a alemã Hapag-Lloyd criaram uma nova joint venture baseada em uma parceria 50-50. A Norcoast oferecerá ao mercado, serviços de cabotagem e bunkering de contêineres nos portos brasileiros a partir do primeiro trimestre de 2024.
A Norcoast pretende ser uma empresa de destaque no setor, aproveitando-se a força e da experiência das suas empresas fundadoras.

A criação da Norcoast representa um passo importante na combinação da experiência da Norsul e da Hapag-Lloyd.
A Norcoast promoverá maior acesso e capacidade operacional para que mais empresários utilizem a cabotagem de contêineres como meio de transporte. Para tanto ela estará presente nos maiores portos do Brasil.
“O setor de cabotagem brasileira está em constante crescimento e movimentou mais de 1,2 milhão de TEUs em 2022. A Norcoast oferecerá logística integrada e soluções velozes e eficientes aos seus clientes, aproveitando a crescente demanda do mercado brasileiro de cabotagem. Kulka, Diretor Geral para a América Latina da Hapag-Lloyd.
A nova joint venture será encabeçada por Gustavo Paschoa, presidente da Norcoast, gestor que traz ampla experiência no setor brasileiro de transporte e logística. Tendo trabalho com destque em posições anteriores na Norsul, Damco, DSV e Penske Logistics.
A parceria entre Norsul e Hapag-Lloyd já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão regulador nacional de concorrência do Brasil. Também o pedido para operar como Empresa Brasileira de Navegação (EBN) foi aprovado pelo Conselho de Administração da ANTAQ. Está aberto o caminho para novas iniciativas entrada de novos players no mercado de cabotagem brasileira.
Sobre Norsul
A Norsul é uma empresa brasileira de navegação e integração logística com sede no Rio de Janeiro, como uma vasta experiência em cabotagem no Brasil. Desde a sua fundação, a empresa tem sido uma protagonista no crescimento da navegação brasileira. No ano de 2022, a Norsul transportou 28 milhões de toneladas de granéis sólidos e líquidos, como cimentos, minerais, produtos siderúrgicos, hidrocarbonetos, derivados e biocombustíveis.
Com uma receita de R$ 2,2 bilhões nesse período, a empresa possui 21 embarcações próprias destinadas à cabotagem e ao longo curso, além de operar com bases de apoio nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.
Sobre Hapag-Lloyd
Com uma frota de 258 navios porta-contêineres e uma capacidade total de transporte de 1,9 milhão de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo. Com cerca de 14.000 funcionários e 400 escritórios em 135 países, a Hapag-Lloyd possui uma capacidade de contêineres de 2,9 milhões de TEU, incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres frigoríficos. A empresa oferece 115 serviços regulares em todo o mundo, garantindo conexões rápidas e confiáveis em mais de 600 portos em todos os continentes. A Hapag-Lloyd é uma das operadoras líderes nos negócios transatlânticos, Oriente Médio, América Latina e Intra América.
Pingback: A poluição causada pelo transporte marítimo está crescendo